A educação, como qualquer outro setor da sociedade, precisa estar sempre em movimento, entendendo quais são as especificações e demandas da comunidade. Dessa maneira, essa área está sempre passando por mudanças e inovações.
As tendências educacionais para 2022 vão muito além de metodologias de ensino ou novas maneiras de trabalhar o conhecimento, elas também envolvem a maneira como as instituições se comunicam e se mostram para a sociedade.
Vamos conversar sobre as principais tendências educacionais e, assim, nos preparar para atender com eficiência as novas demandas do setor.
Conteúdo gerado pelo usuário
Também chamado pela sua sigla UGC (“User-Generated Content”), o conteúdo gerado pelo usuário é aquele proveniente de um conteúdo que a própria instituição de ensino gerou. Ou seja, estamos falando de comentários, fotos, vídeos e outros tipos de interação que o usuário publica de maneira espontânea, interagindo com a instituição.
Incentivar esse tipo de interação é fundamental para criar uma proximidade entre o público e a instituição de ensino, aumentando as chances de conseguir novos alunos a partir dessas interações.
Atendimento one-to-one
Atender de maneira efetiva e amigável é fundamental para manter um bom relacionamento com os alunos atuais e prospectar novos para sua instituição de ensino. Dessa maneira, o atendimento on-to-one é uma tendência de mercado para a educação em 2022.
É normal algumas pessoas não conseguirem se satisfazer com informações em sites, por exemplo. Por isso é vital fornecer um contato mais direto e presencial para essas pessoas. Uma conversa com um funcionário da instituição fará toda a diferença.
Uma maneira de proporcionar esse atendimento one-to-one é implementando um contato de WhatsApp para a sua instituição, por exemplo. Nele o aluno ou possível aluno se sentirá muito mais respaldado, ao conversar diretamente com uma pessoa.
E-learning
Traduzindo livremente podemos chamar o e-learning de ensino eletrônico. Ele se baseia em utilizar ferramentas tecnológicas e audiovisuais para incrementar o ensino, através de um ensino não presencial.
Basicamente existem duas maneiras de implementar o e-learning. A primeira envolve o acompanhamento do desempenho e do andamento do aluno dentro das atividades propostas, ou seja, com gerenciamento do aprendizado. A outra maneira é sem esse gerenciamento, deixando o material para ser acessado livremente, sem compromissos.
Ensino híbrido
Todos já percebemos que existem vantagens e desvantagens em cada modalidade de ensino, seja ela presencial ou à distância. Então, porque não aproveitar o que cada uma tem de melhor? O ensino híbrido se propõe a isso e é uma tendência educacional para 2022.
Nesse sistema, existe a utilização do ensino tradicional, presencial, junto com o ensino online, que permite a utilização de diversas ferramentas e tecnologias. Geralmente, nesse modelo, os alunos têm acesso aos conteúdos antes das aulas presenciais, que ficam reservadas para momentos de dúvidas, aprofundamento de questões e discussão sobre os temas.
Se mantenha em movimento
Toda instituição de ensino precisa se manter atualizada e conectada com as tendências e novidades. Isso fará com que ela não pare no tempo e siga atendendo as demandas atuais da sociedade.
Dito isso, ficar sempre de olho nas tendências é o que tornará a sua instituição mais preparada e pioneira no mercado, sempre pensando em proporcionar a melhor experiência e a formação mais adequada aos seus alunos.
Este artigo foi útil? Compartilhe!