Muitas coisas mudaram em nossas vidas quando nos situamos em meio a um cenário de pandemia mundial, causado pelo novo coronavírus. E no campo da educação isso não foi diferente.
Com a pandemia, veio a necessidade da realização do isolamento social, por ser um dos únicos modos de conter o avanço da contaminação da Covid-19.
Quando o isolamento foi decretado, as aulas presenciais foram totalmente suspensas, cabendo aos professores, direção, alunos e pais a inovarem e migrarem para uma forma de ensino remota.
O ensino à distância com aulas online e gravadas foi o melhor recurso para o campo da educação durante a pandemia, e devido a essas mudanças obrigatórias, muita coisa se alterou dentro desse cenário e que provavelmente vão continuar a serem utilizadas.
Por isso, nesse post separamos 3 principais tendências para a gestão escolar pós-pandemia, uma vez que vivenciamos grandes desafios até aqui que nos transformaram enquanto educadores e estudantes. Confira!
1 – Uso da tecnologia
A tecnologia foi, sem dúvida, a grande aliada da educação ao longo de todo o período de pandemia. Dessa forma, o uso de aplicativos e as aulas online foram os grandes destaques desse período, a tecnologia proporcionou ferramentas para que o processo de ensino aprendizagem acontecesse.
No entanto, todos sabem da desigualdade social e cultural que vivenciamos no Brasil, por isso, vimos muitos estudantes sendo prejudicados ao longo do ano letivo devido à falta de recursos para acompanharem as aulas.
Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma nova grande aliada à educação no período pós-pandemia, mas devemos sempre nos lembrar de que a educação é um direito de todos, portanto, os recursos também são direitos de todos.
2 – Aulas a distância e presenciais
Assim como o uso da tecnologia, o conhecido modelo híbrido de aprendizagem foi mais do que utilizado ao longo da pandemia, pois foi essencial para que o processo de ensino aprendizagem acontecesse.
O modelo híbrido consistente em alternância de aulas remotas e aulas presenciais, algo já utilizado antes da pandemia, mas que ganhou seu reconhecimento nesse momento da nossa história.
Portanto, as aulas online em aliança com as aulas presenciais podem ser uma grande tendência para a gestão escolar no período pós-pandemia, pois explora formas diferentes de ensino que, juntas, oferecem grandes recursos para a educação.
3 – Inovação em novas formas de ensinar
Por fim, em um período onde inúmeras mudanças precisaram acontecer, inovação foi a palavra de ordem para que a nossa vida pudesse continuar em meio a uma situação um tanto quanto caótica.
Como benefício desse legado pandêmico, o processo de ensino aprendizagem levará para o período pós-pandemia uma nova forma de construção de conhecimento, se desapegando dos métodos tradicionais que antes eram utilizados como principais recursos. Dessa forma, com uma nova forma de construir conhecimento no período pós-pandemia, novos sujeitos poderão imergir de uma sociedade completamente diferente.
Portanto, mudar um sistema de ensino é transformá-lo, e, com certeza, o cenário da educação se reinventou durante um período tão difícil vivenciado mundialmente.
Por fim, a educação sempre foi, e sempre será, a principal ferramenta de transformação.