Sabemos que a renovação de matrícula (rematrícula) é um dos momentos mais importantes, afinal, é próximo dessa data que diversos pais e alunos optam por permanecer na mesma organização ou pela mudança para outra instituição.
Portanto, a maneira como serão atendidos, a atenção em cada dúvida e o preparo podem fazer a diferença para a permanência da criança ou adolescente. Deseja organizar esse processo na sua escola? Então aproveite para saber tudo sobre a renovação de matrícula: dicas para otimizar esse processo.
4 Dicas para otimizar as rematrículas
Como mencionamos, o processo de rematrícula pode ser um momento decisivo para a escola. Isso porque se diversos alunos optarem por não renovar, por exemplo, o impacto financeiro pode prejudicar todas as áreas da organização. Então, para evitar que essa seja a sua realidade, confira algumas dicas para otimizar esse processo. Veja:
1 – Comece a campanha com antecedência
O primeiro passo não é segredo para ninguém, afinal, uma campanha com antecedência pode garantir o sucesso na rematrícula. Por isso, é fundamental que seja feita uma análise para compreender em qual período os alunos e pais já devem ser avisados, oferecendo tempo para que cada um possa se planejar.
Muitas organizações decidem começar esse movimento logo no início do ano, ainda em janeiro, mas também é possível ter essa data em mente já em dezembro. Lembre-se que definição do período de rematrículas vai depender de quando as aulas vão começar na escola! Por isso, é importante que exista tempo suficiente para a renovação da matrícula e o início do ano letivo.
2 – Faça uma análise das possíveis desistências
Esse é o segredo para conseguir acompanhar aqueles que podem desistir da rematrícula. Por isso, leve em consideração os alunos e pais que manifestaram queixas durante o ano, avaliando as possíveis mudanças.
Essa lista é importante para que você possa conversar separadamente com esses indivíduos, compreendendo quais são as dificuldades e os obstáculos para permanecer na organização. Esse atendimento direcionado pode fazer a diferença na escolha, afinal, quem não gosta de receber uma atenção exclusiva, e que resolva os problemas, não é mesmo?
3 – Mantenha contato com os pais e alunos
Assim que a campanha já estiver em andamento, é fundamental manter o contato com os pais e alunos. Procure entender quais pessoas não poderão comparecer na data ou horário marcado e esteja à disposição para ajudar.
Enviar alguns lembretes, por exemplo, pode ser um ótimo mecanismo para que ninguém esqueça da data e acabe perdendo o tempo para renovar a matrícula.
Pensar na organização da equipe da secretaria e manter os documentos dos alunos em dia também são passos importantes para e otimização do processo.
4 – Esteja à disposição
É fato que você precisa estipular um tempo, mas é importante ter em mente que alguns pais podem não ter disponibilidade para a data.
Seja flexível e mantenha a secretária à disposição, incentivando a vinda dos pais e a renovação das matrículas dos alunos.
Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre a gestão escolar, acesse nosso site para obter mais informações!