Quem opta por seguir a carreira da docência no ensino superior compromete-se com a formação de novos profissionais para uma determinada área de trabalho.
É uma escolha que traz muitas responsabilidades e, principalmente, exige o desenvolvimento de um perfil condizente com ela.
O perfil do professor moderno é marcado por algumas características que, caso não tenha naturalmente, ele precisa buscar:
Aprendizagem continuada
Quem ensina, em primeiro lugar, deve estar disposto a aprender.
Professores que, só por ocuparem essa função, acham que já detêm todo o conhecimento, estão fadados ao fracasso e a ganhar a antipatia dos estudantes.
Independente da área, novidades surgem todos os dias e o professor precisa levar isso para a sala de aula, mostrando como as teorias e conceitos se aplicam na prática.
Portanto, quem deseja lecionar, deve estar disposto a investir na formação continuada, sendo um eterno estudante antes de ser professor.
Diplomacia
Os estudantes universitários da atualidade tendem a ser muito mais questionadores, o que é algo positivo, pois possibilita o diálogo e o debate, ambos fundamentais para a construção do conhecimento.
Por conta disso, o professor rígido demais, inflexível, intransigente e que impõe normas sem se preocupar em explicar o sentido delas também não tem mais espaço no ambiente universitário moderno.
O professor moderno deve ser um diplomata para saber conduzir a relação com os seus alunos de uma forma produtiva. Deve ser firme em seu posicionamento, mas também estar aberto a novas ideias e mudanças.
Conhecimentos tecnológicos
Mesmo na universidade, nunca é demais lembrar que o professor disputa a atenção do aluno com os celulares e computadores deles.
Por isso, uma aula em que o quadro negro é a única ferramenta utilizada tem grandes chances de fracassar.
É papel do professor moderno buscar nos dispositivos tecnológicos formas diferentes e mais interessantes de abordar o conteúdo, para que ele se torne atraente aos olhos do aluno.
A tecnologia também deve ser utilizada para se comunicar com os alunos.
A Amber Sistemas, em seu software de gestão educacional e comunicação, oferece um espaço próprio para os professores, garantindo mais praticidade no registro de atividades, lançamento de notas e envio de recados e tarefas para a turma.
Também é possível disponibilizar textos para serem lidos com antecedência, tornando a aula mais produtiva.
Organização
É natural que o professor universitário, além de dar aula para várias turmas, envolva-se em outros projetos acadêmicos.
Diante disso, a organização também se torna uma característica imprescindível.
Os alunos precisam sentir que o professor sabe o que está fazendo em frente à turma e isso só acontece quando as aulas são bem preparadas com antecedência.
Uma sugestão é escolher um dia para programar as aulas e demais atividades para todo o restante da semana e ter tudo isso registrado em uma agenda, por exemplo.
E é claro: a paixão pela arte de ensinar é uma característica essencial para o professor de qualquer época!
É preciso acreditar na importância da docência e alimentar o desejo de inspirar nos alunos a vontade de aprender mais a cada dia.
Abraços e até o próximo! 😉