Você sabe o que é o Peer Instruction? Essa metodologia de ensino que, em português, significa “instrução entre pares” foi criada por um professor de Física da Universidade de Harvard, Eric Mazur e, desde então, tem se popularizado por diferentes países ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Neste modelo, há um questionamento a respeito de onde são advindos o conhecimento e a informação, tendo em mente que, muitas vezes, eles estão disponíveis com facilidade em livros didáticos e na internet, o que faz com que o aluno mantenha uma postura passiva diante do aprendizado, uma vez que tudo é “dado de bandeja”, como diria o ditado.
Pensando nisso e no pouco incentivo que os estudantes frequentemente têm para frequentar as aulas, foi buscada uma maneira de reorganizar as classes tradicionais, tirando o foco de uma aprendizagem na qual a informação é apenas transferida do professor para o aluno e trazendo luz para uma nova técnica: a das aulas colaborativas. Mas, afinal, como isso funcionaria na prática?
O passo a passo
Um exemplo de como funcionaria o Peer Instruction seria, inicialmente, com uma leitura disponibilizada previamente pelo professor sobre o tema proposto, na qual os alunos teriam que buscar pela informação por si próprios.
A partir daí, já em sala de aula, seria fornecido um questionário, que pode ser até mesmo em múltipla escolha, para que todos sejam avaliados com base no que pesquisaram, leram e aprenderam.
Após responderem de maneira individual, o professor precisa analisar a taxa de erros e acertos e dar esse feedback à turma. Se for acima de 70%, ele pode concluir a matéria e seguir com o conteúdo. No entanto, se for abaixo desse valor, haverá um diferencial: ele não poderá revelar a resposta certa.
Ao invés de fornecer com facilidade a solução para a dúvida, o profissional irá estimular um debate entre os estudantes, a fim de que um auxilie o outro no entendimento, enquanto ele próprio ficará apenas como um mediador.
Depois da interação, os alunos responderão novamente ao questionário, fazendo com que a quantidade de acertos aumente e que, por fim, a resposta correta seja revelada.
Os benefícios
Com o Peer Instruction, o aluno busca as informações direto da fonte e porque quer buscar. Isso faz com que ele abandone a postura passiva e comece a ser proativo em relação a seus estudos, interagindo com o conhecimento por conta própria e participando da disciplina, ao invés de apenas ouvir as explicações.
Com isso, é natural que os estudantes, em geral, fiquem mais engajados, participando mais das aulas, interagindo com os colegas, criando mais empatia pela dificuldade do amigo de classe e se envolvendo no conteúdo, tal qual o aprendizado colaborativo planeja que ocorra.
Além disso, as vantagens também se estendem no conhecimento como um todo, uma vez que, ao pesquisarem o tema e explicarem para o próximo, fica mais fácil que os alunos absorvam a leitura, retenham o conhecimento, revisem o que foi aprendido e fixem o conteúdo. Dessa forma, o nível educacional só tende a avançar, o que é extremamente positivo.
Que tal começar agora mesmo a implementar essa metodologia? Pense a respeito e boa interação!