As escolas enfrentam sempre o mesmo problema: atração de novos alunos. Quando sua marca é antiga e estabilizada no mercado, isso pode não ser uma questão tão grande.
Mas para escolas pequenas e médias, é uma realidade. Mas você sabia que o Marketing Educacional pode ajudá-lo a captar novos alunos, fidelizar os antigos e fortalecer sua marca?
O que é Marketing Educacional?
Assim como qualquer estratégia de Marketing, é um conjunto de ações comunicacionais com viés mercadológico para atração e fidelização de clientes.
No caso do setor educacional, é o trabalho do Marketing que vai responder às seguintes perguntas:
- Por que os pais devem matricular os filhos na sua escola?
- Qual é a imagem da sua escola?
- Quais são os valores da sua escola?
Quais são os benefícios do Marketing Educacional?
Captação de matrículas
O primeiro objetivo de instituições de ensino privadas, comercialmente falando, é atrair novos alunos. Se a instituição não é amplamente conhecida no mercado, como fazer com que seja escolhida?
Existem duas opções mais comuns: Marketing Presencial e Digital.
O Marketing Presencial é o mais conhecido e acontece por meio de distribuição de folders e panfletos, outdoor ou representantes comerciais visitando presencialmente cursos de idiomas, por exemplo.
O Marketing Digital é, cada vez mais, a solução encontrada por todos os agentes de Marketing. Para utilizá-lo de forma plena é preciso definir o público-alvo. Deve chegar na mãe, no pai ou nos dois? Qual a faixa de idade deles? E região em que moram? O que é a escola ideal para eles?
Todas essas perguntas precisam ser respondidas para que a mensagem chegue nos destinatários certos. E como fazer isso? Entrevistando pais de alunos já matriculados e realizando formulários de pesquisa online.
Dessa forma, passando a mensagem certa para o público-alvo, as chances de gerar interesse pelo ensino da sua instituição são muito maiores.
Fidelização de clientes
Depois de atrair novos alunos, o maior desafio de qualquer escola ou negócios no geral, é fidelizar esses clientes, ou seja, fazer a parceria durar o maior tempo possível.
Nesse cenário, o Marketing Educacional entra em ação para mostrar que a instituição de ensino valoriza cada aluno e responsável .
Construir uma relação próxima significa oferecer, de boa vontade, o que aqueles responsáveis esperam.
Por exemplo: suponha que na construção de público-alvo foi apurado que os responsáveis gostam de saber as novidades sobre desenvolvimento infantil. Use essa informação para criar um newsletter.
Ou então, responsáveis de crianças de idades diferentes têm interesses diferentes. Por que não começar um e-mail marketing separando essas pessoas em grupos e enviando conteúdo diferenciado para cada um? É uma forma de dizer para essas pessoas que elas são importantes e que a parceria não se dá apenas pelo serviço que a instituição oferece.
Agora que você já sabe a importância e os maiores benefícios do Marketing Educacional, não perca tempo e comece a aplicar na sua instituição. Para resultados ainda melhores, contratar uma empresa especializada em gestão acadêmica é uma ótima escolha. Entre em contato com a gente e construa um sistema educacional ainda melhor!