A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de cenários atípicos para o mundo. Nesse sentido, a necessidade de isolamento social e a impossibilidade de realizações de atividades de rotina acabaram por gerar impactos na educação.
Diante desse cenário, as instituições de ensino se viram diante da necessidade de implementar a Transformação Digital, que se tornou urgente para a manutenção das suas atividades, mas acabou esbarrando em uma série de questionamentos.
Logo, se em momentos anteriores aderir à Transformação já era uma realidade tangível, a pandemia acelerou o processo e eliminou a possibilidade de planejamento prévio, de forma que as medidas precisaram ser adotadas com rapidez para que o setor educacional não permanecesse parado.
Os impactos da transformação digital para a gestão educacional
Sem dúvidas, os gestores das escolas foram os principais impactados pela necessidade de acelerar o processo de Transformação Digital. Entretanto, também foram os principais beneficiados pelas mudanças do atual contexto.
Isso acontece uma vez que existem diversos processos que precisam ser realizados diariamente em um ambiente educacional, quer se fale sobre a educação básica ou a respeito do ensino superior.
Porém, em momentos anteriores à pandemia esses processos eram feitos de forma manual. As ferramentas envolvidas na Transformação Digital alteraram esse cenário para melhor. Elas ajudam na solução efetiva de problemas, proporcionam otimização, aumentam o índice de acertos. Logo, garantem melhores resultados por meio da automação.
Nesse sentido, destaca-se especialmente o uso da Internet das Coisas (IoT) nas instituições de ensino superior. O tema vem sendo discutido há algum tempo e é percebido como benéfico para a comunidade acadêmica. Mas, esbarra em alguns entraves, visto que boa parte das pessoas envolvidas na implementação não possuem o conhecimento necessário para torna-la realidade.
A Transformação Digital nos espaços de ensino superior aconteceria a partir do momento que a tecnologia se tornasse mais presente nas atividades de rotina das universidades. A ideia é promover a substituição dos modelos tradicionais. A IoT desempenha um papel importante nesse processo por possibilitar a conexão entre milhares de dispositivos eletrônicos.
Quando se fala sobre os demais setores educacionais, os desafios permanecem similares. Mas, as escolas acabam esbarrando em entraves de ordem financeira, visto que as tecnologias adotadas precisam ser de qualidade para que o serviço oferecido consiga cumprir o seu papel.
Os impactos na atuação do professor
Além dos gestores, os professores também foram impactados pela Transformação Digital, especialmente no contexto de pandemia. Dessa forma, os educadores precisaram se adaptar à educação à distância, quer se fale de modelos híbridos ou remotos.
Entretanto, sob uma perspectiva mais positiva, a automação possibilitada pela tecnologia diminui o trabalho dos docentes. Além disso, abre espaço para que eles possam se distanciar de questões burocráticas. Então, entram mais em contato com ações estratégicas, benéficas para as suas práticas de ensino.
Assim, a partir da automação dos processos no ambiente educacional, os professores têm mais espaço para preparar as suas aulas e se dedicar à qualidade das atividades propostas. Isso representa um ganho significativo para a educação como um todo.
Porém, para que esses benefícios sejam realmente sentidos, é importante que a escola implemente uma cultura digital eficiente. Ela deve preparar os seus funcionários para lidar com a Transformação Digital. Dessa forma, mesmo os que estão confortáveis com os modelos manuais não demostrarão resistência às novidades.