O impacto da tecnologia na sala de aula, desde o ensino fundamental até o superior é um assunto que vem sendo muito discutido por profissionais, sem se chegar a um consenso.
Quando se fala em internet e, especialmente, o acesso a ela a partir do telefone celular, ainda é tudo bastante recente, de modo que o que se pode fazer é buscar uma forma de aprimorar sempre a construção do conhecimento.
Algumas considerações a respeito do uso da tecnologia nas escolas:
- O uso do celular cresceu muito entre as crianças. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que entre os anos de 205 e 2011, o número de usuários desse dispositivo a partir dos 10 anos de idade teve um crescimento de 107,2%. O fato é que grande parte desses usuários leva o aparelho para a sala de aula.
- Existe um projeto de lei circulando no Congresso e ainda em discussão cujo objetivo é proibir o uso de aparelhos eletrônicos portáteis dentro da sala de aula em todo o país. Desde a educação infantil até o ensino superior.
- No final de 2015, o Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou dados da pesquisa intitulada Tecnologia da Informação e da Comunicação. O estudo revelou que 79% dos alunos das escolas públicas acessam a internet pelo celular. Na rede privada de ensino, o número chega a 84%.
Diante desses números, é evidente que a tecnologia já faz parte da realidade na educação e ela pode ter impactos negativos ou positivos.
O impacto negativo vem quando há uma tentativa de proibir completamente o acesso aos dispositivos tecnológicos no ambiente escolar.
Primeiro, porque nem sempre a proibição é uma medida eficiente. Segundo, porque em casa e em outros espaços, os alunos vão continuar utilizando os aparelhos, mas talvez não estejam preparados para isso, porque não foram orientados.
O impacto positivo da tecnologia na sala de aula se percebe quando professores e pedagogos decidem utilizá-la de modo favorável, para incrementar a busca pelo conhecimento.
Isso pode se dar de diversas formas:
O uso de tablets em sala já é uma realidade em muitas escolas, tanto públicas quanto privadas.
Permite que, durante a aula e em momento oportuno, o aluno possa pesquisar sobre a matéria que está sendo exposta.
Esses aparelhos, distribuídos entre os estudantes, costumam ter aplicativos de atividades que podem ser monitoradas pelo professor;
Aulas expositivas e explicativas sobre como utilizar a tecnologia para aprender mais.
Os professores devem orientar seus alunos a respeito de como encontrar fontes de pesquisas mais fidedignas, por exemplo, ou como cruzar informações de diferentes websites.
Falar a respeito dos bancos de teses e dissertações disponíveis na rede e outros conhecimentos similares;
A lousa digital também já vem sendo utilizada em escolas e universidades.
Permite que o professor abra vídeos, imagens, reproduza músicas e interaja com essas ferramentas;
O próprio celular que o aluno leva pode ter um impacto positivo.
O professor pode permitir que o aparelho seja usado em momentos específicos, sob sua orientação e supervisão.
Abraços e até o próximo artigo!
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