Se até alguns anos atrás o uso das tecnologias em sala de aula era motivo de questionamentos e polêmica, hoje já entendemos que elas devem sim fazer parte do ambiente escolar, auxiliando no aprendizado.
Afinal, as novas tecnologias são parte do cotidiano dos jovens, então é preciso trabalhar com a realidade e os hábitos da nova geração.
A grande questão é como integrar essa nova forma de aprender ao planejamento escolar. Para isso, é preciso entender os benefícios que as ferramentas digitais podem oferecer. Conheça algumas vantagens do uso da tecnologia na educação:
1. Inovar as aulas e deixa-las mais atrativas
O uso de recursos digitais na sala torna as aulas inovadoras, chamando a atenção dos alunos.
Despertar o interesse durante várias horas todos os dias não é fácil, a tecnologia faz com que os conteúdos sejam passados de formas diversas e mais leves, ajudando a manter o interesse do aluno.
Essas ferramentas ampliam as possibilidades de professores e alunos e trazem mais significado e motivação para o processo de aprendizagem.
2. Melhorar a qualidade da educação
As ferramentas pedagógicas digitais possibilitam a construção de novos caminhos para a educação através do desenvolvimento de novas metodologias e estratégias, além da formação de professores mais preparados e versáteis, aptos a utilizar esses recursos para aprimorar o processo educacional.
3. Aproximar alunos e professores
A chegada dessas tecnologias à sala de aula possibilita uma integração muito maior entre professores e estudantes, aumentando o diálogo entre eles e incentivando a sua socialização.
Também promove maior autonomia, afetividade e confiança. Fortalecer a relação entre alunos e professores é muito importante para o processo de aprendizagem.
4. Melhorar o desempenho dos alunos
As novas tecnologias estimulam o aluno e aproximam docentes e discentes, melhorando o rendimento.
Podem ainda levar a sala de aula para além dos limites escolares, gerando resultados positivos até mesmo nas lições de casa.
Elas ainda auxiliam na redução dos índices de reprovação e evasão escolar ao personalizar a educação para alunos com dificuldades ou facilidades de aprendizagem, fazendo despertar neles o interesse nos estudos e a motivação.
5. Tornar o aprendizado mais interativo e participativo
A interatividade e a participação são características muito fortes das novas tecnologias e faz com que o estudante se sinta parte ativa no processo educacional.
Assim, o uso dessas ferramentas na educação estimula os alunos não apenas a aprenderem, mas a ensinarem e compartilharem o conhecimento adquirido em sala, levando os assuntos vistos em aula para discutir em casa, por exemplo, aumentando o diálogo familiar e estreitando vínculos.
6. Estimular a curiosidade e as descobertas
A cultura e as ferramentas digitais estimulam novas experiências e informações.
Agora os jovens alunos podem ajudar a construir novas competências através da autonomia que a tecnologia possibilita, fazendo que eles mesmos ajudem na construção da educação, fator que também aumenta o interesse por parte dos alunos, que se reconhecem em um papel mais ativo.
Viu só? Quando usada com estratégia e sabedoria, as novas tecnologias podem ajudar e muito a educação!