+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
gestao-academica-a-importancia-da-interacao-entre-a-instituicao-de-ensino-e-o-seu-publico

A importância da interação entre a instituição de ensino e seu público

Toda instituição de ensino tem suas responsabilidades que vão além das que se relacionam à sua atividade-fim, buscando traduzir em ações todo o seu potencial e o que tem a oferecer ao seu público.

Por meio de uma gestão acadêmica de qualidade a instituição de ensino pode ir além dos limites das suas instalações físicas.

Fortalecimento da marca

Por meio da excelente em sua gestão acadêmica a instituição de ensino estabelece uma relação de proximidade com o seu público, que percebe nela um grande potencial de enriquecer o seu conhecimento acadêmico e tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho.

Todo esse processo traz como benefício o fortalecimento da marca da instituição de ensino no mercado.

Percebemos que neste segmento há muitas organizações, porém, são poucas as que conseguem realizar uma gestão efetiva com o objetivo de atender o seu público de forma plena e ser referência quando o tema é gestão acadêmica e interação com o seu público.

Diferenciação no mercado

Seja qual for o mercado, podemos encontrar o que chamamos “mais do mesmo”, onde a organização é uma simples cópia das operações e metodologias de várias outras do seu segmento e, nas instituições de ensino a situação não é diferente.

Isto acontece porque a maioria das instituições não buscam ter um melhor envolvimento com o seu público, ouvir o que seu target tem a dizer e o que deseja.

As maiores inovações de mercado ocorrem justamente pela insatisfação do seu público, porém, somente os melhores players são capazes de transformar estas informações em atitudes proativas e de diferenciação no mercado.

Atuação colaborativa e com foco no seu público

Como demonstrado no item anterior, a interação entre as instituições de ensino e o seu público traz muitos benefícios para ambas as partes.

Agir e trabalhar de forma colaborativa é o melhor caminho a ser seguido, dado que, a evolução ocorre de forma bilateral, proporcionando crescimento tanto para a instituição de ensino quanto para o seu público.

E quando falamos de público, não devemos resumir somente aos alunos, mas todos os que tem sua rotina diretamente afetada pela instituição de ensino.

Muitas universidades possuem as chamadas “Empresas Junior”, onde alunos prestam assessoria e consultoria às empresas; logo, essas empresas também são o público destas instituições de ensino.

Como as instituições de ensino podem interagir com o seu público?

 

A tecnologia é um advento que traz muitos benefícios, onde um deles é a possibilidade de aproximar as organizações do seu público-alvo.

As instituições de ensino podem e devem utilizar blogs e redes sociais para manter contato mais assíduo com o seu público, interagir em tempo real e receber o seu feedback.

A partir disto será possível estabelecer metas e elaborar um plano estratégico de longo prazo.

Dar o devido tratamento das informações

De nada valerão as informações se as instituições de ensino não darem o seu devido tratamento.

Estas organizações devem coletar o feedback do seu público por meio da interação entre as partes e a partir desses dados elaborar uma grande base de conhecimento.

Este tratamento deve ser realizado em sistemas específicos.

A Amber Sistemas (www.ambersistemas.com.br) possui sistemas exclusivos com foco em instituições de ensino que ajudarão muito nesse processo de gerenciamento das informações e na interação com o seu público.

Gostou deste artigo? Então acesso o nosso blog e leia outros artigos com foco na área da tecnologia à serviço da educação: https://www.ambersistemas.com.br/blog

Gostou do conteúdo? Compartilhe!