Desde os primeiros anos de vida, quando olhamos à nossa volta, sentimos que somos diferentes. Embora a diversidade seja algo inerente ao ser humano, infelizmente ela ainda não é respeitada por todos. É por isso que casos de intolerância e preconceito surgem todos os dias, como em ambientes escolares.
Como superar os casos de intolerância e preconceito no ambiente escolar e, assim, construir uma sociedade mais respeitosa e igualitária? Sem dúvida, a resposta está em oferecer uma educação de qualidade, pautada na diversidade na escola.
Quer saber como trabalhar de forma produtiva a diversidade na educação/escola? A seguir, confira três dicas.
1. Crie em sua escola um ambiente de convívio acolhedor
Investir em um ambiente escolar saudável pode influenciar positivamente o comportamento dos alunos, fazendo com que aprendam a respeitar, e isso pode colaborar para construir uma comunidade unida e pautada na diversidade.
Nesse sentido, o gestor escolar pode agregar boas práticas no ambiente escolar. Por exemplo, resolver conflitos adotando uma comunicação não violenta, ou seja, centrada na empatia e atenção. Essa é uma boa forma de dar o exemplo e fomentar uma cultura de paz, capaz de desconstruir comportamentos violentos, desrespeitosos e preconceituosos.
2. Apresente aos alunos o respeito como regra, não como exceção
Outra dica é apresentar aos alunos o respeito como regra, não como exceção no ambiente escolar. É comum que na educação infantil e fundamental os alunos tenham dúvidas, já que estão em processo de formação, e, muitas vezes, eles agem sem pensar, desrespeitando os colegas de sala de aula, comportamento que pode crescer caso não seja colocado limites.
É aí que a escola e a família podem atuar na formação da criança, ensinando-a que respeitar é a regra, e não exceção, seja no ambiente escolar ou qualquer outro.
3. Invista em livros que abordem a diversidade
A formação educacional de alunos é feita não apenas a partir de exemplos, mas também de bons livros didáticos. Por isso, a nossa próxima dica é: invista em obras que abordem a diversidade, seja por meio dos seus personagens ou história. Assim, podemos permitir que os alunos tenham senso crítico e cresçam de maneira a respeitar seus colegas.
Por exemplo, um bom livro sobre diversidade é Ninguém é Igual a Ninguém, de Regina Otero e Regina Rennó. A obra aborda a diversidade a partir da ótica de que ninguém é igual a ninguém e, por isso, todas as pessoas merecem respeito.
O que achou das dicas que fornecemos neste conteúdo? Esperamos que você tenha gostado e que aplique em seu ambiente escolar. Assim, é possível trabalhar o tema diversidade em sua escola e garantir que ela seja capaz de formar alunos críticos, sensatos e empáticos.
Mais que isso, formar alunos que respeitam a todos, independentemente de sua origem, cor, orientação sexual, classe social, ou qualquer outro assunto que traz diferença.
Sua instituição de ensino ainda não possui um sistema de gestão? Está na hora de mudar isso, certo?
Acesse nosso site para conhecer a solução perfeita para sua escola. Aproveite!