Toda escola convive com o já conhecido desafio de captar novos alunos.
Afinal, para se manter em funcionamento e crescer, toda escola precisa de uma certa quantidade de matrículas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso encontrar formas de sua escola se destacar e chamar a atenção dos alunos.
Assim, listamos a seguir algumas dicas simples e criativas para te ajudar a captar mais alunos para a sua escola:
1. Tenha um diferencial
O que sua escola oferece que a faz ser uma opção melhor do que o concorrente?
Se você não sabe a resposta dessa pergunta, analise o seu negócio e faça uma pesquisa com pais e alunos para saber a opinião deles – pode ser um formulário físico ou online ou até durante uma reunião.
Toda escola precisa de um diferencial; descubra o seu e invista nele.
Pode ser prêmios e destaques em campeonatos acadêmicos ou esportivos, aulas em período integral, alta aprovação no vestibular, matérias extras, desenvolvimento humano, tecnologia, entre outros.
2. Use a internet a seu favor
Os hábitos de consumo mudaram, e antes de telefonar ou visitar a instituição, pais e alunos já buscaram informações sobre a escola na internet.
Por isso, um site bonito e atualizado é muito importante para passar uma boa imagem.
Já as redes sociais funcionam como uma forma mais próxima e instantânea de lidar com os alunos e criar uma relação, divulgando prêmios, eventos, comemorações e até conteúdo.
3. Envolva a família
Crie um canal em que os pais possam acompanhar a rotina e o desempenho dos filhos, com notas, calendário de eventos, datas de reuniões, acesso aos boletos de mensalidade, além de um espaço para tirar dúvidas e fazer sugestões.
Os pais vão se sentir mais valorizados e seguros, e vão apreciar a facilidade de poder acompanhar a vida escolar dos filhos mesmo com uma rotina intensa.
Essa vantagem ajuda na fidelização e incentiva a divulgação entre pais.
4. Prepare os funcionários para tirar dúvidas
Oriente toda a equipe sobre as informações a respeito da escola e da matrícula para que não haja conflito ou falta de informações.
Imagine que você foi conhecer uma nova escola e os funcionários não souberam tirar suas dúvidas ou não realizaram um bom atendimento.
As chances de você matricular seu filho nesse colégio despencam instantaneamente. Funcionários preparados passam a segurança que os pais precisam.
5. Divulgue os resultados
Nas redes, no site, em um outdoor ou em propagandas impressas, é muito importante divulgar os resultados positivos da escola.
Dados como taxa de aprovação em vestibulares, premiações e concursos, desempenho em avaliações nacionais e estaduais, destaques em eventos – tudo isso ajuda a comprovar a qualidade do ensino que a escola oferece.
Boas histórias ajudam a humanizar a instituição e inspirar pessoas através da transmissão de valores.
O Portal de Serviços Acadêmicos da Amber Sistemas pode ser o diferencial competitivo que sua escola precisa para agilizar processos administrativos, como também, aproximar os pais de sua Instituição.
Agora é só começar a usar nossas dicas para atrair e fidelizar novos alunos.
E lembre-se: tenha paciência. Escolher uma escola envolve diversos fatores.
Não apresse os pais, e mostre todas as vantagens que a sua instituição oferece.