A Era Digital está a pleno vapor e não são poucos os grupos que tem intensificado sua vida online em diversos momentos de sua rotina.
Desde o uso despreocupado e voltado ao puro lazer até o aperfeiçoamento da vida profissional, as mídias e redes sociais são importantes aliados, desde que bem explorados.
Com o crescimento do acesso, engajar alunos através das redes sociais tem sido claramente um dos debates mais clássicos entre professores e instituições que querem usar a potência do mundo virtual a favor do ensino.
Se é possível? É claro que sim!
Hoje este canal de comunicação já é considerado como essencial para a manutenção da sociedade acadêmica.
O melhor aproveitamento para o aluno que se dispõe a acompanhar seus professores e coordenadores através de suas páginas virtuais é, inclusive, expressivo.
Veja neste artigo algumas importantes dicas de como atrair os estudantes para as redes sociais da instituição e como promover um relacionamento participativo com eles.
4 dicas de como engajar alunos através das redes sociais
1. Ckeck-in na instituição
Uma das formas mais simples de engajar alunos através das redes sociais e ainda divulgar o nome da instituição de ensino é através da estimulação do check-in, principalmente pelo Facebook.
Atualmente para ter acesso a Wifi, por exemplo, algumas instituições colocam como critério para a liberação justamente fazer esta publicação junto com a curtida na página da instituição ou fazer check-in em rede social.
Assim, além de ter uma propaganda sem custo algum, a escola ainda atinge aos públicos que mais lhe interessam, que são os amigos do estudante com mesma faixa etária e interesses semelhantes.
Tratando-se de crescimento e aproximação, este é um perfeito modelo de estratégia que usa as redes sociais.
2. Engajamento via Instagram
O Instagram cresceu e atraiu milhões de usuários e estima-se que, diariamente, sejam publicadas cerca de 40 milhões de fotos ao redor do mundo todo.
Já pensou ver o nome da sua escola entre algumas dezenas destas imagens?
Totalmente viável e possível, está ação colabora diretamente com o engajamento dos alunos!
Neste contexto, a dica é promover concursos de fotografias, por isso proponha que todos os alunos usem uma mesma “hashtag”, como o nome da instituição, por exemplo, e veja o número de seguidores do perfil da escola subir expressivamente.
3. Eventos no Facebook
Os eventos no Facebook também são verdadeiros aproximadores dentro desta discussão.
Além disso, são ideais para promover bate-papos que envolvem desde estudantes a professores, funcionários administrativos e pais.
Crie eventos. Crie um evento de volta às aulas, crie um evento sobre as festas que a escola possa promover ao longo de todo o ano e assim por diante.
O Facebook é a rede social mais usada no Brasil. Explorá-la corretamente é uma forma certeira de engajar alunos.
4. Invista em um blog de conteúdo impressionante
A última dica, e quem sabe a mais importante também, é investir na página virtual da instituição criando um blog de conteúdo impressionante e encantador, que motivo o aluno a voltar sempre para acompanhar as novas publicações.
Base do marketing digital, um bom conteúdo, relevante e que agregue para o dia a dia do seu aluno, com certeza fará a diferença no que diz respeito ao engajamento.
Gostou das dicas que foram dadas aqui sobre como engajar alunos através das redes sociais?
Você conhece mais alguma estratégia eficiente para que este engajamento aconteça? Comente aqui e troque experiência com outros leitores!