Muitas pessoas enxergam a educação como uma prática comum da vida cotidiana, pelo menos até ter filhos e precisa decidir qual escola matriculá-los. De fato, esse é um setor altamente competitivo e que exige estratégias ativas de prospecção de clientes, no nosso caso, captação de alunos.
Afinal, nem toda escola é igual. Algumas possuem parâmetros mais altos quando comparados com a média nacional, porém, os custos também impactam essas decisões. Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com 4 dicas incríveis para a sua escola captar mais alunos. Confira!
1. Ofereça ensino de qualidade
O Ministério da Educação define uma série de parâmetros que regem as instituições de ensino, porém, elas têm autonomia para definir o seu método, carga horária, desde que acima do mínimo legal, e até mesmo conteúdos extras a serem ensinados.
Cada escola possui um nicho de atuação, assim como qualquer empresa. Sim, o seu negócio principal é desenvolver conteúdos, porém, conforme levantamento realizado pela Folha, uma das maiores razões pelas quais os pais trocaram os filhos de escola durante a pandemia foi o excesso de conteúdo e falta de desenvolvimento humanista quanto às questões sociais.
Qualidade é um conceito muito subjetivo, porém, podemos compreender como entregar resultados acima do esperado, adaptando adequadamente às necessidades dos alunos. Se a sua escola consegue esse feito com a maior parte dos estudantes, captar novos será mais simples do que parece!
2. Inove na comunicação
Com o ensino remoto, os pais perceberam que precisam estar mais presentes na vida escolar dos filhos. Porém, com a rotina cada dia mais agitada, esse cuidado se torna mais difícil.
Assim, escolas que inovam na comunicação são as que possuem maiores chances de serem as escolhidas pelos novos alunos. São aplicativos, portais online ou sistemas de informação que dão aos pais acesso a dados como notas, avaliações e faltas; bem como orientam adequadamente os pais sobre como auxiliar seus filhos nos estudos.
Com isso, eles se tornam mais presentes, ao mesmo tempo que não se sentem sobrecarregados com essa função.
3. Esteja online
Construir uma presença online sólida não é uma tarefa fácil, porém, é um dos diferenciais competitivos mais importantes. Afinal, os pais procuram por soluções na internet, em sites e redes sociais.
Isso não significa criar uma conta e postar vídeos engraçados o tempo todo, mas investir em estratégias que contribuem para construir a sua marca. Poste conteúdos que ajudam os pais a auxiliar as lições de casa, sugestões de cronogramas de estudo ou até mesmo vídeos engraçados e educativos, por que não?
Essa comunicação, no entanto, precisa ser desenhada e encaixada aos seus objetivos de longo-prazo, afinal, é a imagem da escola que está sendo construída e divulgada.
4. Modernize a gestão
Uma das maiores prioridades para quem deseja captar alunos para a sua escola é modernizar a gestão.
Isso significa utilizar tecnologias que automatizem os processos burocráticos, favoreçam o acesso à informação, e que permitam a sua escola focar naquilo que mais importa: seus alunos.
Cada instituição é única e precisa ser vista dessa maneira. A Amber Sistemas está há mais de uma década no mercado da educação, desenvolvendo softwares e aplicativos sob medida, de modo que todas as suas demandas podem ser atendidas com ética e profissionalismo.
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