A gestão de uma escola é uma tarefa complicada, pois existem vários pontos a serem levados em conta, muito mais que qualquer outro negócio.
Não existe uma fórmula que garanta o sucesso na hora de gerir recursos destinados à educação, mas algumas práticas podem ser evitadas e outras implementadas, de modo a garantir que os funcionários do colégio e os alunos sejam beneficiados sem comprometer o orçamento disponível.
Antes que as aulas comecem, estude.
Nenhuma ação prospera se não houver planejamento.
Antes que o ano se inicie, convoque uma reunião com os professores, técnicos e todos que se encaixam no ambiente escolar. Incluindo os pais dos alunos.
Definam quais serão os métodos aplicados ao longo do ano, quais são as metas que cada turma deverá atingir, quais as competências mínimas necessárias para a aprovação.
Quando essa discussão for feita o gestor terá ouvido opiniões e passará a conhecer diferentes técnicas de ensino, irá considerar a compra de novos materiais pedagógicos, saberá onde é necessário investir, e também estará apto a contratar novos profissionais quando se fizer necessário.
Deixar para tomar essas decisões ao longo do ano é garantir que a gestão não será eficiente, pois sem controle de gastos, o orçamento acaba sendo extrapolado em atividades ineficientes, enquanto as corretas acabam sendo deixadas de lado.
Não tenha medo de investir. Quando a estrutura da escola é boa e os professores comprometidos com alternativas pedagógicas, a chance do estudante se engajar nos estudos cresce exponencialmente.
Aproveite as aulas para aprender com os alunos
Muitas gestões acabam sendo tempo perdido pois os profissionais envolvidos se prendem a métodos tradicionais de ensino.
Cada aluno tem a sua história de vida, e cada história de vida é um conhecimento. Ouça o que os alunos e professores têm a dizer.
São eles que convivem diariamente com a rotina de uma sala de aula. A mudança de abordagem é arriscada, estude antes de tomar uma decisão, mas não se prenda a um único modelo de gestão.
Use a tecnologia a seu favor com programas de processamento de dados.
Todos as informações coletadas em uma escola são valiosas para definir os rumos que a instituição deve tomar. Conheça o seu orçamento disponível, mantenha sempre uma pequena parte destinada a gastos extraordinários na escola.
A reunião feita no começo do ano deve servir para nortear o andamento do ano, mas jamais deve se tornar um parâmetro petrificado.
Não deixe de se relacionar com os pais. Estudos comprovam que o desempenho acadêmico de crianças cresce proporcionalmente à presença deles na escola.
Incentivar essa relação, pode trazer muitos benefícios à gestão. Quando os pais mantêm contato com a diretoria, seja para opinar, tirar dúvidas ou dar recomendações, cria-se um ambiente familiar onde a criança poderá desenvolver também a disciplina.
Tenha em mente que a escola é um ambiente de aprendizado, tudo o que for feito ali será refletido na vida de outras pessoas que ainda estão se desenvolvendo, mas também não esqueça que tudo envolve custos, e que a escola é também um negócio, ela precisa de regras para conseguir lucrar e se manter ativa no mercado.