“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
A frase de Paulo Freire deixa clara a importância da educação e, por consequência, do professor.
No entanto, há de se considerar que assim como a função desse profissional vem mudando ao longo do tempo, os desafios aos quais ele está exposto também.
Por isso, é importante refletir e discutir a respeito das principais implicações ao trabalho do professor na atualidade.
Um dos maiores desafios, que se coloca tanto para os professores da educação infantil quanto universitários, é mediar o desafio de mediar a relação dos alunos com o mundo que os rodeia no contexto da era da informação.
Graças à internet e o acesso de crianças, adolescentes a adultos a ela, as notícias se propagam rapidamente. Além disso, a ferramenta também faz com que os estudantes tenham acesso a todos os tipos de conteúdos sem depender necessariamente dos livros didáticos e da escola/universidade.
No entanto, como separar as informações verdadeiras das falsas?
Como encontrar fontes de pesquisas confiáveis que realmente possam acrescentar algo e não atrapalhar o processo de aprendizagem?
Esse é o primeiro desafio do professor contemporâneo.
É inegável que o professor disputa a atenção da turma com os dispositivos tecnológicos o tempo todo. Mas a proibição não é o melhor caminho, pois além de não ser eficiente, a internet pode trazer muitos benefícios e incrementar a construção do conhecimento.
O desafio, portanto, é orientar esse uso e extrair dele o melhor possível.
Outro ponto importante é que a formação de professores no Brasil não acompanhou as evoluções dos últimos tempos, tornando-se mais um desafio.
Os cursos voltados para quem pretende atuar em sala de aula ainda se prendem muito à teoria, ao passo em que a educação moderna deve demonstrar como essa teoria se aplica na prática.
É comum que os professores saiam dos bancos universitários sem a devida preparação para isso.
Os professores que optam pela educação infantil, ensino fundamental e até ensino médio se deparam ainda com outros desafios no dia a dia em sala de aula.
Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que os pais deleguem a esses profissionais a tarefa de educar quando, na verdade, o que cabe a eles é ensinar.
Muitas vezes, isso é motivado pela alta carga de trabalho dos pais, que nem sempre têm tempo suficiente para dar a atenção necessária aos filhos.
Como consequência, o professor acaba perdendo muito tempo resolvendo problemas de indisciplina e até precisando trabalhar traumas que as crianças e adolescentes trazem da sua vivência fora da escola.
E aqui, mais uma vez, entra um problema curricular: na maioria das universidades, a carga horária de disciplinas relacionadas aos fundamentos da educação e psicologia nos cursos de pedagogia e licenciaturas é insuficiente.
Isso faz também com que o professor não chegue à sala de aula preparado para trabalhar com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem e outros déficits, necessitando de uma atenção especial.
Buscar a formação continuada é uma das melhores formas de vencer os desafios embutidos nessa profissão.