A sociedade evolui a cada dia, e é dever da educação evoluir junto com ela. Por isso, as tendências para a educação tendem a mudar de acordo com diversos fatores sociais e tecnológicos. A última grande tendência que acompanhamos foi a intensificação dos modelos de ensino remoto, em razão da pandemia.
Porém, a princípio entraremos em 2023 livres de qualquer restrição em relação à pandemia. Portanto, quais são as principais tendências para a educação em 2023? Acompanhe conosco a seguir para descobrir grandes tendências que provavelmente acompanharão o próximo ano letivo:
1 – Ensino híbrido
O ensino híbrido é uma tendência que já está em voga há alguns anos, mas que só tende a aumentar. O uso das tecnologias em sala de aula já é uma realidade que nenhuma escola pode ignorar. O ensino híbrido envolve o uso da tecnologia, em especial da internet, para garantir mais autonomia ao estudante.
As redes sociais também tendem a se tornar uma ferramenta importante de ensino, podendo ser utilizadas inclusive em avaliações. Atividades em formato de vídeos para Yotube, Tiktok ou até podcasts estão se tornando mais comuns, e integram o objeto de estudo à realidade do aluno.
2 – Competências socioemocionais
Não é segredo para ninguém que as doenças mentais são uma das principais preocupações da sociedade, sendo inclusive apelidadas de mal do século XXI. Portanto, é importante que as escolas estejam atentas a esse fenômeno e busquem combatê-lo durante a formação dos alunos. O desenvolvimento da inteligência emocional dos alunos será uma tendência fortíssima para a educação nos próximos anos, uma vez que fazem parte inclusive da BNCC.
O desenvolvimento dessas competências não se aplica apenas aos alunos maiores, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. De fato, é possível trabalhar esses conceitos desde a educação infantil, dado que se respeite a capacidade de entendimento de cada fase.
3 – Gamificação do ensino
A gamificação é uma tendência em várias áreas atualmente, inclusive no trabalho. E ela dá super certo na educação, uma vez que vai diretamente ao encontro da rotina das crianças e adolescentes. Porém, vale lembrar que a gamificação do ensino vai muito além de utilizar quizzes e jogos na sala de aula, embora isso também seja importante.
A verdadeira gamificação está ligada ao uso da dinâmica dos games na sala de aula. Assim, as etapas do aprendizado podem ser vistas como ‘fases’ de um jogo, e os alunos ganham recompensas em suas conquistas, bem como perda de recompensas ao não fazerem tarefas, por exemplo.
4 – Metodologias diferenciadas
O respeito aos diferentes estilos de aprendizagem deve fazer parte de qualquer projeto educacional sério. Ao longo dos anos, a individualidade dos alunos tem se tornado uma preocupação crescente para as escolas. Portanto, o uso de metodologias diferenciadas, que contemplem todos os estilos de aprendizagem, será cada vez mais importante.
Incorporar todas essas tendências será muito importante para as escolas, assim como a utilização de um sistema eficiente de gestão escolar. Entre em contato conosco para conhecer as propostas da Amber Sistemas.