O novo ensino médio, ainda que tenha sido aprovado em 2017 pelo então presidente Michel Temer, será implementado nas escolas de todo o Brasil apenas em 2022, tanto nas instituições públicas de ensino, como também nas privadas. Ao todo, o texto passou por mais de 500 emendas dos senadores e deputados até flexibilizar alguns temas mais polêmicos e se tornar lei.
Entre as principais mudanças da nova lei estão o aumento na carga horária, que passa para 7 horas diárias já a partir da entrada do calendário de ensino escolar de 2022; assim como a oferta dos itinerários formativos, que ainda que sejam ofertados já com a entrada do novo ano, só serão efetivamente obrigatórios a partir de 2023.
A seguir, vamos conferir de forma mais específica quais são as principais mudanças do novo ensino médio.
Novo ensino médio: disciplinas se tornam áreas de conhecimento
As disciplinas individuais, da forma como as conhecemos no passado, já não existirão mais daqui para frente. Agora os conteúdos serão classificados por áreas de conhecimento definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo elas similares à disposição que já conhecemos no ENEM:
- Matemática e suas tecnologias;
- Linguagens e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Ciências da natureza e suas tecnologias.
As divisões vão abranger as mais variadas matérias, o que significa que elas não serão excluídas do currículo escolar, mas apenas trabalhadas de uma forma diferente. Sendo assim, matérias como Artes, Língua Inglesa, Biologia, Química, Geografia, Sociologia, Educação Física, Matemática, Física, Filosofia e História continuarão sendo ensinadas dentro desses novos moldes.
Novo ensino médio: carga horária
Entre 2022 e 2024 gradativamente a carga horária do ensino médio vai aumentar, passando de 800 para 1.400 horas por ano, atingindo então 3000 horas ao fim do ciclo letivo.
Para chegar a essa carga horária cada um dos anos letivos deve ter pelo menos 200 dias com cerca de 7 horas de estudos ao dia.
As horas serão distribuídas 60% dentro das áreas de conhecimento (ou seja, até 1.800 horas durante os três anos) e 40% nos itinerários formativos (até 1200 horas restantes), que conhecemos mais a seguir.
Novo ensino médio: itinerários formativos
Os itinerários formativos definitivamente representam a maior novidade do novo ensino médio. Basicamente eles consistem em conhecimentos optativos que serão escolhidos particularmente por cada aluno, a depender tanto das ofertas das instituições como principalmente da vontade específica do aluno.
Na prática, isso significa que o aluno dividirá sua carga horária no ensino médio entre as disciplinas obrigatórias, que agora são áreas de conhecimento; e conhecimentos optativos e particulares que serão formados pelos itinerários formativos.
O grande objetivo da mudança é permitir que o aluno possa se aprofundar em áreas que ele sente mais interesse. Nesse cenário pode ser que a escola ofereça um itinerário específico de marketing e comunicação em redes sociais; assim como outro itinerário para literatura em outros idiomas (ambos dentro da grande área de linguagens e tecnologias) e o aluno poderá escolher qual deles deseja realizar.
Essas são as principais novidades do novo ensino médio e você pode conferir mais informações sobre a mudança no Ministério da Educação.
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