Contar com uma comunicação eficaz na rotina de qualquer organização é fundamental para o seu sucesso, pois estabelece o relacionamento com os seus públicos e contribui para o alinhamento na atuação dos profissionais, engajando-os em razão de um propósito comum. E isso também se dá na gestão escolar, em que um dos seus pilares é a gestão da comunicação.
Os pilares da gestão escolar fazem referência aos segmentos essenciais para o bom funcionamento de uma instituição de ensino. Por isso, a comunicação é apontada como uma das vertentes que merecem atenção dos administradores de escolas, a fim de promover um clima escolar positivo e estreitar relações com todos os envolvidos no processo educacional.
A comunicação na escola
Diariamente, surgem diversas informações no ambiente escolar, tanto com relação aos alunos quanto professores e demais funcionários, eventos e ações a serem divulgadas.
Por isso, é necessário o gerenciamento desses conteúdos e uma organização para que os devidos comunicados cheguem efetivamente aos seus destinatários e, assim, evitar ruídos.
Então, de forma geral, o gestor deve se atentar a alguns pontos para uma comunicação eficiente:
- O que deve ser passado?
- Com que objetivo?
- Para quem?
- Quando transmitir?
- Como transmitir?
Uma comunicação assertiva exige planejamento e sistematização, para que seus públicos sejam informados regularmente e com conteúdos pertinentes a cada um.
Além disso, a gestão da comunicação deve estabelecer padrões quanto ao tom e linguagem das mensagens, de acordo com o público, como também à questão visual, com o propósito de construir a sua identidade institucional.
A importância da comunicação na gestão escolar
No âmbito da gestão escolar, a comunicação tem o propósito de integrar a sua comunidade, alinhando os colaboradores aos objetivos da instituição a partir de um relacionamento aberto entre as partes.
Assim, professores e demais funcionários se aproximam da equipe diretiva e passam a ter voz ativa nas decisões, o que estimula o engajamento, a motivação e ainda proporciona o sentimento de pertencimento àquele grupo.
Da mesma forma, a comunicação entre a instituição e a família dos estudantes tem igual importância, uma vez que é essencial a participação dos pais ou responsáveis no processo educacional das crianças.
Por isso, cabe às escolas investirem nesse relacionamento, compartilhando informações sobre o desempenho escolar, como notas, observações e faltas, por meio de uma comunicação acessível e transparente.
Essas ações podem fazer toda a diferença no desempenho dos alunos, que, por sua vez, devem ser encorajados a interagir com a equipe escolar, sugerindo e participando dos processos decisórios, assim como toda a comunidade.
Comunicação eficiente na gestão escolar
Com o advento da tecnologia, é inegável a transformação na forma como nos comunicamos.
E os meios de comunicação nas escolas passaram a acompanhar essas mudanças, adaptando seus canais à realidade dos alunos e suas famílias.
Portanto, é cada vez maior o número de instituições de ensino que investem em soluções para proporcionar uma comunicação efetiva, como aplicativos, plataformas e redes sociais.
A escolha dos canais de comunicação mais adequados pelas escolas deve levar em conta fatores como alcance, público, propósito, segurança e privacidade das informações. Dessa forma, é possível usufruir dessa poderosa ferramenta administrativa, que é a comunicação, fazendo a escola construir bons relacionamentos e se destacar no mercado.