Quem acompanha as tendências na área de educação sabe que integrar tecnologia ao ambiente escolar é uma necessidade.
Mas como utilizar esse recurso em sala de aula para motivar os alunos e ajuda-los a atingir todo o seu potencial?
A tecnologia faz parte do cotidiano dos jovens, por isso, seu uso pode ser muito benéfico em sala de aula, aumentando o interesse do aluno.
Interessado, ele passa a participar mais e a melhorar o seu desempenho, conquistando mais confiança e aumentando ainda mais o interesse pela escola e os assuntos abordados. Essa motivação leva a um melhor rendimento. Como você pode ver, todos esses elementos estão interligados.
Identificar demandas
Para melhorar o desempenho e motivar os alunos é preciso identificar suas necessidades e com o que estão familiarizados: quais aparelhos eles usam fora da escola, programas e aplicativos preferidos, o que acham que vão precisar saber sobre tecnologia na vida profissional e o que querem aprender sobre tecnologia.
Com base nisso é possível definir quais recursos serão usados e quais atividades podem ser criadas, como aulas sobre edição de imagens e vídeos, programação, interatividade e outros.
É preciso levar em consideração também as demandas notadas em sala de aula pelos professores.
Estimulando os alunos
O universo digital pode incentivar bons hábitos, como a leitura.
E-books são mais baratos (ou gratuitos), portáteis e podem ser lidos no computador, smartphone, tablet e e-readers. Há ainda os audiobooks.
Invista em experiências multimídia. Além dos filmes, é possível fazer pesquisas online, ver entrevistas com o autor, ver vídeos sobre o assunto (reviews, reportagens, vlogs), ler e escrever fan fics (histórias de ficção feita por fãs sobre livros e séries populares) e muito mais.
A internet conta com fontes boas e confiáveis, como páginas de faculdades, revistas digitais e sites como o Domínio Público, que oferece e-books em português de graça, e o Khan Academy, que oferece cursos gratuitos. Indique sites e até canais do Youtube que podem complementar o conteúdo e aplicativos que ajudem a estudar para o Enem e o vestibular.
Tecnologia com moderação
Usar a tecnologia para o ensino não corresponde exatamente ao uso que os jovens fazem desse recurso nas horas de lazer, por isso é preciso orientar e ficar atento para que eles não saiam do objetivo. É preciso ser claro e objetivo com os alunos desde o começo sobre os limites do uso de tecnologia dentro da sala de aula.
Integração e apoio
Todas as partes envolvidas precisam abraçar a ideia. É preciso promover a participação dos pais e responsáveis nas mudanças para que entendam e apoiem tal iniciativa, bem como dos funcionários, principalmente os professores.
É preciso capacita-los para se sentirem seguros com a adoção das novas práticas. Palestras, aulas de informática, participação em congressos, treinamento adequado e conhecer instituições que usam tecnologia na educação com eficácia ajudam nesse processo.